Cursos atualizados de Word e Excel abrem novas vagas no portal de ensino a distância do SENAR

O uso do computador e dos recursos do Office podem trazer grandes benefícios para quem vive ou trabalha no campo. Mas para muita gente, como o capixaba José Elizeu Lorenzutti, criar um documento digital ainda “parece bicho de sete cabeças”. No caso dele, parecia… José Elizeu aprendeu no portal de educação a distância do SENAR, a dominar as ferramentas do Word sem dificuldade. “Linguagem de fácil assimilação, textos bem explicados, tudo perfeito” – diz ele, avaliando o curso de Word Básico, oferecido dentro do Programa de Inclusão Digital.

O programa foi todo atualizado, incluindo as novas ferramentas do Office. Os cursos de Word e Excel agora são ensinados na versão 2010, incorporando as melhorias, correções e novas funcionalidades dos softwares. A grande novidade é que passaram a contar com um simulador online. Assim, mesmo que o participante não tenha o Word ou do Excel instalados em seu computador, ele pode praticar durante as aulas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônicohttp://ead.senar.org.br/cursos

Aulas no sítio

O Programa de Inclusão Digital da EaD SENAR, é ideal para homens e mulheres do campo que ainda não sabem como usar os recursos básicos da informática por falta de tempo ou condições de frequentar cursos presenciais. Todos os cursos são de graça e a distância. O aluno estuda e aprende no horário melhor para ele e sem precisar sair de casa.

No sertão de Alagoas, mesmo vivendo em um sítio no pequeno município de Girau do Ponciano, Jadilson Barros, 25 anos, não perde tempo. O jovem, filho de agricultores, aproveita todo minuto livre para ampliar seus conhecimentos de informática. Mesmo já tendo frequentado um curso técnico na área, é no portal de educação a distância do SENAR que ele se atualiza.

jadilson_2
Jadilson acha muito bom poder estar sempre em dia com o conhecimento sem precisar deixar o sítio e acaba de concluir o novo curso Excel 2010 Básico. Ele que já havia feito a versão anterior (Excel 2007), comenta que agora o curso ficou ainda melhor. “Acrescentou novas ferramentas e está mais fácil criar e visualizar gráficos e analisar os dados. Achei mais legal”.

Aulas interativas e dinâmicas

Os cursos Word 2010 Básico e Excel 2010 Básico da EaD SENAR oferecem aos alunos noções sobre as principais funcionalidades do Microsoft Office 2010. Com um total de 15 horas, as aulas são em vídeos interativos e dinâmicos, numa linguagem clara e muito fácil de ser compreendida. E o aluno também tem a opção de baixar o conteúdo para ver de novo depois.

O Word 2010 Básico é indicado para quem quer saber como produzir e organizar documentos no computador. No curso, o aluno aprende a criar textos, usando ou não ilustrações, mapas, tabelas e outros recursos. As aulas estão divididas em três diferentes módulos: Primeiros Passos no Word 2010; Formatando e inserindo elementos em um documento e Preparando um documento para impressão.

Já o Excel 2010 Básico está dividido em cinco módulos: Primeiros passos no Excel 2010; Formatação de uma planilha no Excel 2010; Preparação de um arquivo recente para impressão; Aplicação de Fórmulas no Excel 2010 e Aplicação de Gráficos na planilha. O curso é fundamental para o produtor ou trabalhador rural que desejam usar o computador para planejar e organizar as finanças. Nele se aprende a criar tabelas, calcular e analisar dados, facilitando a vida.

“Acho que todas as áreas de trabalho se beneficiam muito desse conhecimento, mas no campo é fundamental pra gente melhorar o controle das despesas” – afirma Jadilson. Para ele, quanto mais informação melhor. “Gostaria que o SENAR lançasse também cursos além dos básicos”. E o desejo do jovem produtor está perto de ser realizado. Rafaela Sousa, tutora dos cursos de Inclusão Digital, adianta que, em breve, o programa passará a incluir também cursos de nível intermediário.

Assessoria de Comunicação do SENAR