Constituição do Sindicato

Todos os membros do Sindicato Rural de Presidente Prudente têm um objetivo comum, o de valorizar o trabalho no segmento agropecuário.

slidequemsomos1

Em 9 de setembro de 1949, pelas mãos de um grupo de pecuaristas que sentiu a necessidade de ter sua voz ouvida pelos poderes constituídos, foi fundada a Associação Rural de Presidente Prudente.

Essa Associação respondeu pelos anseios dos proprietários rurais até que foi autorizada, pelo Ministério do Trabalho, a transformar-se no Sindicato Rural de Presidente Prudente.
Os primeiros passos dessa transformação aconteceram na reunião do dia 5 de novembro de 1963, presidida pelo então Presidente Altair Werneck de Senna, quando foram autorizados os procedimentos para que a Associação fosse “investida nas prerrogativas e funções do Sindicato Patronal de 1º Grau, representativo da lavoura, da pecuária e da produção extrativa rural do município de Presidente Prudente”, deliberando-se, também, a realização de uma Assembléia Geral Extraordinária convocada para o dia 18 de novembro de 1963, com a finalidade exclusiva de obter a aprovação dos associados.

A Assembléia Geral foi realizada na data marcada e teve a mesa constituída pelo Presidente Altair Werneck de Senna e como Secretário o senhor Nilson Vitalle, quando a proposta que autorizava a Diretoria “iniciar o processo de preparação dos documentos necessários para a concretização da medida”, de acordo com o artigo 141 do Estatuto do Trabalhador Rural, obteve a aprovação unânime dos sócios presentes.

A preparação de documentos foi longa e teve vários percalços até que, depois de atendidas as exigências do Ministério do Trabalho, em 1964, foi protocolado o processo sob nº 125.775/64 que teve sua aprovação em 28 de maio de 1965, quando foi expedida a “Carta Sindical”, assinada pelo então Ministro do Trabalho, Dr. Arnaldo Lopes Sussekind, nos termos da legislação em vigor, aprovando os Estatutos Sociais do Sindicato Rural de Presidente Prudente, reconhecendo-o como órgão representativo das categorias econômicas integrantes dos grupos do Plano da Confederação Nacional da Agricultura.

Nesta época era o Presidente do Sindicato o Dr. Pedro Luciano Marrey, que presidiu a Assembléia Geral Extraordinária do dia 21 de setembro de 1965, convocada para“Reforma dos Estatutos Sociais, a fim de confirmar a investidura sindical, na forma da Lei e Portaria Ministerial”, onde foi lido o ofício nº GDG/348-65 do dia 2 de agosto de 1965, comunicando a aprovação do processo de transformação da Associação em Sindicato.

A partir de 21 de setembro de 1965, com o novo Estatuto Social aprovado pela Assembléia Geral Extraordinária, surgiu o Sindicato Rural de Presidente Prudente.

Desde então o Sindicato Rural, como legítimo representante da categoria econômica rural, tem levado suas reivindicações e defendido os interesses dos proprietários rurais onde quer que eles se apresentem.