Contabilidade Rural: Produtor precisa ver propriedade como empresa

Previsão do Tempo On Line

A análise é de Jaime Rodrigues, mestre em contabilidade, professor universitário e sócio da TG&C – Trevisan Gestão & Consultoria.

“Grande parte da produção agrícola e pecuária do Brasil seguem tradições familiares quase centenárias. Muitos proprietários ainda administram suas fazendas como o pai ou o avô. Ou seja, com nível de gestão próximo a zero”, comenta o especialista.

“Uma pesquisa da consultoria Kleffmann mostra o foco quase exclusivo na terra e descuido no escritório. Foram ouvidos 679 produtores de milho safrinha do Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. Desse total, 19% contrataram profissionais com curso superior na safra anterior e, dessa parcela, 85% são agrônomos e apenas 23%, administradores de empresas ou contabilistas”, conta ele.

De acordo com Rodrigues, “o administrador precisa ter noção exata da rentabilidade de sua atividade produtiva, os resultados obtidos e como eles podem ser otimizados por meio de avaliação de resultados, fontes de receitas e tipos de despesas e como melhorar as receitas e reduzir as despesas”.

“Uma medida importante é a separação da contabilidade gerencial da fiscal, das contas bancárias particulares e das contas da empresa. É importante o controle gerencial para que se percebam os problemas operacionais e se avalie o desempenho de cada unidade estratégica do negócio”, alerta Vagner Jaime Rodrigues.

Autoria: Agrolink

Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditPrint this page
março 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário