De empregada doméstica à empresária agroindustrial graças a cursos do SENAR

Previsão do Tempo On Line

Depois de uma vida dedicada ao trabalho doméstico em casas de família, Roseni Maria Soares da Silva, de Cariacica, Espírito Santo, precisou mudar de profissão quando uma irmã com deficiência foi morar com ela. “Como não poderia deixá-la sozinha para trabalhar fora, decidi pedir demissão do meu emprego e fui em busca de capacitações. Primeiro procurei a Secretaria de Agricultura e foi lá que me encaminharam para o SENAR. Comecei com o curso de Agricultura Orgânica em 2010 e de lá pra cá fiz vários cursos e hoje estou vivendo praticamente desse aprendizado”, conta.

Roseni mora num sítio na comunidade Roda D’Água e além de toda a produção da pequena agroindústria, que vem das matérias-primas que ela planta, como mamão, banana e manga, a agricultora ainda faz substrato para vender aos produtores da região. Ela explica que atualmente entrega os produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo e em maio vão seguir também para a merenda escolar. “Além disso, aceito encomendas, vou para feiras, etc. Tudo mudou na minha vida com os cursos do SENAR. Eu vivo disso e hoje, se eu não ganho dinheiro com uma coisa, ganho com outra, se não vendo uma fruta, faço doce dela, por exemplo. Graças a Deus e ao SENAR tenho vários produtos que me dão uma renda no final do mês e ajudam minha família. Definitivamente, 100% do que eu faço aprendi com os instrutores do SENAR.”

A produtora familiar revela que já fez mais de 20 cursos do SENAR Espírito Santo, entre eles, Embutidos e Defumados, Derivados de Leite, Pães e Biscoitos, Derivados de Café, Agricultura Orgânica, Floricultura, Paisagismo e Associativismo. “Fiz tantos que até esqueço. Recentemente fiz de Derivados de Peixe e Roçadeira, mas ainda tenho sede de conhecimento e o que o SENAR trouxer pra cá eu vou fazer.”

Para Roseni, os cursos do SENAR vieram em boa hora porque ela pode trabalhar de casa e cuidar da irmã, além de contribuírem para mais uma vitória. “Vou abrir uma lojinha na varanda da minha casa e vamos entrar no circuito turístico do município. Vamos vender de tudo geleias, doces, compotas, biscoitos e uma das minhas filhas vai sair do emprego na cidade para trabalhar comigo. Eu pedi e Deus me abriu essa porta. Só tenho a agradecer”, conta emocionada.

Na comunidade onde mora, os vizinhos se entusiasmaram com o sucesso alcançado por Roseni e começaram a participar das capacitações do SENAR Espírito Santo. “Eu junto pessoas para fazer os cursos e a maior parte foram feitos na minha casa mesmo. Quando viram que eu tinha conseguido me perguntavam o que podiam fazer para participar. Tudo isso é muito bom porque agora se juntam a mim para fazer as capacitações. Estamos conseguindo transformar nossa realidade.”

dscn0027_w[1]

Fotos: SENAR Espírito Santo.

Share on FacebookShare on Google+Email this to someoneShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditPrint this page
abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário