DESCARTE CORRETO DAS EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

A Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) informa que nos dias 28 e 29 deste mês, das 8h às 16h, no Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, a Arpev (Associação Regional e Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias) fará o recolhimento de embalagens de agrotóxicos.

De acordo com o secretário da Sedepp, Cláudio Mura, não há custo algum aos produtores e todas as pessoas que têm embalagens de agrotóxicos vazias podem levá-las ao local. Entretanto, Mura garante que os mesmos devem tomar algumas providências antes de efetuarem o descarte correto do material.

As providências citadas pelo secretário são: tríplice lavagem da embalagem, ou seja, “lavar a mesma três vezes, sendo que o conteúdo da lavagem não pode ser depositado no tanque, chão ou represa, mas sim aplicado na lavoura a qual o agrotóxico é destinado, como, por exemplo, se for para matar a lagarta do milho, deve ser aplicado na lavoura de milho”. Além da lavagem, segundo Mura, o material deve ser furado em vários pontos, como no fundo, na lateral, entre outros, “que é para demonstrar que a embalagem não será mais usada para nada”.

Já no descarte da embalagem, o secretário ressalta que a tampa da mesma também pode, e deve ser levada. O secretário diz também que aqueles que perderem a oportunidade de realizar o descarte entre os dias 28 e 29 de novembro, terão que se dirigir a Paraguaçu Paulista, que é a cidade em que a associação tem sede.

“A Arpev vem à cidade com recursos próprios e muitas vezes a procura pelo descarte correto das embalagens de agrotóxicos é baixa. Pedimos que os produtores aproveitem, uma vez que a intenção da iniciativa é preservar o meio ambiente. Antigamente, os produtores enterravam ou jogavam as embalagens no rio, o que degradava o ambiente. Então a ação vem justamente para evitar isso”, conclui.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação